segunda-feira, 19 de outubro de 2009

“A INTENCIONALIDADE ORIENTA A CONFECÇÃO DO TEXTO “

Através de nossas produções nos comunicamos com o mundo, o texto, unidade lingüística comunicativa básica, já que o que temos a dizer uns aos outros não são palavras, nem frases isoladas, são textos.
Nossos textos cumprem a função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa.

Diagnóstico

1º - Observemos que a superestrutura descritiva tem muitas funções na vida social. Quando um jovem comenta com outro que ficou com fulana ou sicrana, usualmente ele faz uma descrição dessa pessoa. Aquilo que selecionamos do outro para contar revela em parte, os valores que temos. Mantenha isso em mente ao ler o seguinte bate-papo, na internet e após a leitura levante os valores mais importantes para o internauta na busca do amor.
2º - Agora que vimos os valores relevantes para os participantes do diálogo, vamos para a produção de um texto. Escreva para Paulo ou Ana, explicando o que revelam as descrições deles sobre o amor. Aproveite e deixe clara sua opinião sobre o assunto.
Selecionei esta atividade por ser notório que nossos jovens são atingidos pelos valores que muitas vezes a mídia lhes impõem, temos que resgatar as qualidades essenciais, reconhecendo suas idéias, enxergando seus textos reais, pois a língua é familiar, próxima, natural; apresentar-lhes bons modelos, sem fugir do foco principal que é o reconhecimento de sua produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário